Olá! Vamos aprender a cadastrar uma conta digital?❤
A conta digital é uma opção que o Escolaweb oferece para emissão de boletos. Ela permite com que seus boletos sejam criados e imediatamente registrados, sem preocupação com trâmite de arquivos de remessa e retorno.
Para conhecer melhor as vantagens e desvantagens do uso da Conta Digital, acesse abaixo o Termo de Uso da rotina.
Termos de uso da conta digital
Vamos agora, as etapas de cadastro!
PASSO 1 - CADASTRO DA CONTA:
Para isso, acesse: Cadastros >> Contas >> +Nova Conta >> Conta Digital Escolaweb.
Preencha os campos necessários para salvar a sua conta. Após a conta criada, chegou a hora de configurar os dados da conta!
Clique sobre a opção: CONFIGURAR CONTA PARA EMISSÃO DE BOLETOS. Aceita o Termo de Uso, em seguida clique em INICIAR CONFIGURAÇÕES.
👇🏽Nesta tela, você irá preencher TODOS os campos do cadastro:
Serão necessários dados como:
EMPRESA - Selecione neste campo a unidade escolar que possui o CNPJ pertencente à conta;
BANCO - Selecione o banco da conta corrente;
TIPO DA CONTA | AGÊNCIA | CONTA - Insira os dados da conta bancária que será cadastrada na Iugu, para compensação dos saques.
PLANOS DE CONTAS - Nos campos de planos de contas, selecione em cada um o plano de contas que será vinculado às despesas.
Isso é necessário porque o sistema irá registrar automaticamente as tarifas da conta como despesas no seu gerenciamento das Contas a Pagar. Cada taxa deverá possuir seu plano de contas, veja:
PLANO DE CONTAS TARIFA BOLETO - será usado para as tarifas das liquidações dos boletos, no valor de R$ 2,50 por boleto;
PLANO DE CONTAS CARTÃO CRÉD - para as tarifas das liquidações em cartão de crédito;
PLANO DE CONTAS ANTECIPAÇÃO - para a tarifa da antecipação de crédito do saldo;
PLANO DE CONTAS TAXA DE SAQUE - para a taxa de saque, no valor de R$ 2,00 por saque.
O Escolaweb já possui por padrão estes planos de contas cadastrados. Para usá-los, basta clicar no campo relacionado, digitar 'tarifa' e selecionar o desejado.
Caso tenham sido removidos ou você não tenha um plano de contas para relacionar, será necessário cancelar a etapa de cadastro da conta digital, e realizar antes o cadastro dos Planos de Contas. Acessando: Cadastros >> Planos de Contas > Despesas. Após isso, retorne ao cadastro da conta digital.
Seguindo adiante, no cadastro da conta, temos:
RESP. HOMOLOGAÇÃO - Escolha o usuário responsável pela homologação. Este será o responsável, que receberá os e-mails de notificações da Conta Digital, enviados pela Iugu.
Por fim, finalize o cadastro clicando em FINALIZAR CADASTRO DA CONTA. O usuário informado no campo RESP. HOMOLOGAÇÃO receberá um e-mail da Iugu com a aprovação da conta em um prazo de até 2 dias úteis.
PASSO 2: GERAR O BOLETO TESTE
Após a aprovação da sua conta será necessário gerar um boleto teste para pagamento. Para isso, acesse novamente, a rotina: Cadastros >> Contas, clique sobre CONFIGURAR CONTA PARA EMISSÃO DE BOLETOS novamente e uma tela com esta será aberta:
Insira os dados do pagador.
Obs.: Você pode usar seu próprio CPF nessa etapa e é muito importante que seja usado um CEP válido!
Mantenha o valor de R$ 15,00 para o boleto e o desconto de R$2,00, com carência até o vencimento do boleto. Escolha uma data de vencimento superior a data atual e clique em avançar.
Salve ou imprima o boleto e realize o pagamento do mesmo para posteriormente, realizar o processamento do retorno digital e a solicitação do teste de SAQUE.
PASSO 3: TESTE DE SAQUE DO VALOR DO BOLETO TESTE
Em até dois dias úteis, após pagamento do boleto, o saldo estará disponível em sua conta digital. Sendo assim, o último passo é realizar o teste de SAQUE, para validar se o processo de cadastro e configuração da conta, correu tudo certo!
Para a realização do saque, acesse: Financeiro >> Extrato Conta Digital, selecione a Conta e Período, depois clique na opção: Extrato de Saques.
Em sua conta deve constar o saldo de R$ 10,50 (R$ 13,00 do pagamento - R$ 2,50 das tarifas do boleto).
Para solicitar o saque, clique sobre REALIZAR SAQUE. Informe o valor total disponível na conta e confirme.
Em até dois dias úteis o saldo de R$ 8,50 (R$ 10,50 - R$ 2,00 da taxa de saque) deverá ser disponibilizado em sua conta corrente.
Após solicitar o saque e verificar que o dinheiro caiu em sua conta corrente, o processo pode ser finalizado.
Para finalizar a homologação da conta digital entre em contato com a nossa equipe.
Para entender ainda mais sobre a rotina do Extrato Conta Digital, e conhecer todas as opções e funções disponíveis, assista ao nosso material em videoaula:
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para cadastrar a conta digital escolaweb, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail: atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
Comentários (0 comentário)