Como imprimir os diários?

Rotina: Sistema EW > Acadêmico > Imprimir Diários

Vamos aprender a imprimir o boletim escolar no Escolaweb?

Caso prefira, no final do artigo você encontra um vídeo explicativo! 😉

Resumo: A rotina de imprimir diários basicamente é para visualizar os conteúdos lançados pelo professor para suas turmas, como: notas, frequência, aulas e conteúdos dessas aulas.

Para imprimir os diários dos professores, comece acessando ACADÊMICO e vá em IMPRIMIR DIÁRIOS e preencher alguns campos, vamos lá?

• Comece informando o ANO LETIVO e a UNIDADE ESCOLAR desejada;
  •  Selecione uma das turmas relacionadas;
  • Selecione até qual etapa os dados acadêmicos serão exibidos nos diários;
  • Selecione uma ou mais disciplinas que deseja visualizar na impressão dos diários.

Veja a tela desse processo:

IMPORTANTE: Todas as informações impressas nos relatórios a seguir, vem dos registros realizados pelo professor, ou seja, tudo é registrado pelo portal ou aplicativo (quando contratado) e aqui você pode realizar a impressão de algum diário que desejar.

Antes de imprimir os diários (relatórios), temos a opção de selecionar algumas configurações contidas nesse relatório:

• Posicionar os alunos que entraram após o início do ano letivo no final da lista: vai posicionar os alunos que entraram um período após o início do ano para o final da lista dos relatórios, ignorando a ordem alfabética.
  • Incluir linha para assinatura do professor.
  • Incluir linha para assinatura do supervisor.
  • Imprimir em PDF.
  • Zebrar linhas: Mostrar as linhas para melhor visualização da lista de alunos.

Veja a tela desse processo:

Agora vamos entender cada um dos diários:

• Frequência (retrato): Este é o diário de frequência. Utilize esta opção para visualizá-lo e/ou imprimi-lo no modo retrato.
  • Lista para assinatura: Nesta opção você conseguirá emitir uma lista para recolher as assinaturas dos alunos. Esta lista é voltada a recolhimento de avaliações.
  • Observações dos diários: No portal acadêmico, há um recurso que permite o professor adicionar observações ao seu diário. Utilize essa opção para imprimir essas informações.
  • Plano de aula: Utilize para imprimir o plano de aula completo do professor.
  • Qualitativa: Este diário lhe trará todas as avaliações qualitativas já replicadas para os alunos. Caso o lançamento dos conceitos tenham sido realizados, o relatório também lhe trará esta informação.
  • Rascunho de frequência: Nada mais é que o diário de frequência, porém, ele será impresso sem os campos de data, presença/falta preenchidos, para que o professor preencha manualmente.
  • Registro de conteúdo: Este relatório lhe mostrará todos os dias letivos que uma determinada disciplina já teve até o momento, com o conteúdo de aula registrado para cada dia.
  • Registro de conteúdo (retrato): É o mesmo relatório citado acima, porém, este será impresso no modo retrato.
  • Registro de frequência: É o diário de frequência dos alunos, porém, será impresso no modo paisagem, diferente do primeiro relatório descrito aqui.
  • Registro de Notas: Este diário lhe mostrará todas as notas parciais dos alunos, ou seja, as notas individuais de cada avaliação.
  • Resultados Acumulados: Diferente do relatório acima descrito, este lhe trará apenas as médias fechadas dos alunos, calculadas conforme a sua regra de cálculo.
  • Resultados Acumulados (Agrupado): O mesmo diário que o anterior, porém, este agrupará as disciplinas compostas, exibindo já o resultado para a disciplina mãe.

Veja a tela desse processo:

Vale lembrar que diversos diários podem ser impressos pelo perfil do professor...

Se você prefere ver um vídeo sobre o conteúdo acima, basta assistir a aula abaixo:

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar o cadastro ou a impressão de seus históricos, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄