Entendendo o módulo disciplinar

Vamos aprender sobre módulo disciplinar no sistema Escolaweb?

(Lembrando que este módulo é mais utilizado para escolas militares) 😉

• Classificação dos tipos de ocorrência:

Aqui são cadastrados os grupos gerais das ocorrências sendo boas ou ruins, por exemplo: leve, média, grave, elogio, premiação.

• Tipos de ocorrência:

É a ocorrência propriamente dita com uma descrição, classificação (item anterior) e um tipo (negativo ou positivo). Quando cadastrada um tipo de ocorrência, esta poderá ser liberada para ser aplicada pelo professor através do portal ou app.

• Agravantes e atenuantes:

Cadastro de agravantes e atenuantes das ocorrências que serão usados ao criar uma ocorrência. Para seu cadastro será colocada a descrição e informado se é um agravante ou atenuante.

• Medidas disciplinares:

Neste item são cadastradas as providências possíveis para as ocorrências aplicadas, toda ocorrência terá uma providência. Na providência que é aplicada a pontuação de comportamento, seja ela negativa (- 1) ou positiva (+1).

Exemplo:

Advertência Verbal = -1

Elogio Direcionado = 3.

• Comportamento Escolar:

Neste menu é definido o parâmetro geral de comportamento da instituição. Lembrando que esta pontuação é a de comportamento e não notas.

Exemplo:

Bom = 80 - 100

Regular = 60 - 79

Ruim = 0 - 59.

PARÂMETROS GERAIS

• Pontuação inicial dos alunos assim que matriculados;
  • Pontuação mínima por matéria Alamar: média de NOTAS mínima em cada uma das disciplinas para o aluno ser promovido a alamar;
  • Tipo de ocorrência para progressão de comportamento: Tipo de ocorrência que será aplicada nos alunos quando é gerado a progressão de comportamento.
  • Medida disciplinar padrão para progressão de comportamento: Medida disciplinas contendo a pontuação que será aplicada em um aluno quando gerado a progressão de comportamento

ALAMARES

Com base nos parâmetros estabelecidos nas configurações, neste menu, é gerado os alamares da escola de forma automática para todos os alunos que preenchem os requisitos necessários. Para isso basta clicar no botão ‘gerar alamar’. Os alamares válidos são sempre os últimos gerados.

CADASTRAR NOVA OCORRÊNCIA

• Análise:

Ao clicar para cadastrar nova ocorrência, deve-se preencher os campos listados na tela e clicar no botão salvar. Esse processo é o de análise, onde é averiguado o caso do aluno e depois adicionado os agravantes e atenuantes da ocorrência especificada. Após concluir essa parte, deve-se clicar em ‘finalizar análise’.

• Julgamento:

Nesta parte é definida a providência para a ocorrência registrada na análise anterior com base no que já foi registrado. Neste passo a ocorrência pode ser indeferida ou finalizada (onde a pontuação de comportamento será aplicada ao aluno, seja ela positiva ou negativa).

• Reabertura:

Caso uma ocorrência tenha sido finalizada ou indeferida, a mesma pode ser reaberta informando-se o motivo da reabertura. Após reaberta, a ocorrência volta para o primeiro passo, a análise.

O sistema registra todo o histórico de alterações naquela ocorrência no menu “histórico de alterações”.

Como abrir uma ocorrência?

Novo >> Nova Ocorrência

1° passo (cadastro): é feito o registro da ocorrência, informando o aluno, a ocorrência (item 2 das configurações) e observações. Clicar em "Salvar";

2° passo (análise): é aplicado agravantes e atenuantes (item 3 das configurações). Clicar em "Finalizar análise";

3° passo (julgamento): é aplicado a providência (item 4 das configurações). Neste ponto de julgamento:

- ocorrência pode ser 'indeferida' onde pode ou não ser reaberta depois (se reaberta, ela volta ao passo 2).

Clicar em 'indeferir'; - ocorrência pode ser 'finalizada' onde é aplicada a providência e pontuação selecionada. Clicar em 'finalizar';

Histórico de alterações: fica registrado todos os procedimentos realizados, usuário e data que foi feito. Serve para auditar.

PROGRESSÃO DE COMPORTAMENTO

Como gerar uma Progressão de Comportamento?

Novo >> Nova Progressão de Comportamento

1° passo (Filtro): Selecione a unidade e a partir de qual data o aluno não pode ter obtido uma ocorrência negativa e finalize clicando no filtro.

2° passo (Gerar): Clique em Gerar Progressão de Comportamento -> Confirme o pedido clicando em SIM

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar o cadastro ou a impressão de seus históricos, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄