Como replicar uma turma para o próximo ano letivo?

Vamos aprender a replicar turmas no sistema Escolaweb?

Caso prefira, no final do artigo você encontra um vídeo explicativo! 😉

A ação de replicar turmas permite ao usuário carregar o mesmo padrão de configurações existentes nas turmas, de um ano letivo para outro.
Dessa forma você não precisará configurar manualmente cada turma.

OBSERVAÇÃO: Para essa ação será necessário ter em mãos:
  • Data de início e término do calendário referente ao próximo ano letivo.
      • Caso não tenha definido ainda, crie um calendário geral com inicio 01/01/20XX e termino 31/12/20XX.
  • Ter em mente as datas das etapas (bimestres/trimestres).
      • Caso não tenha as datas definidas, insira as informações de uma forma genérica, você poderá alterar depois.
Vamos começar?

Acesse SECRETARIA, e vá em TURMAS. Posteriormente, clique em AÇÕES.

Design sem nome (2).png

Se direcione para a opção Replicar Turma.

333.png

Essa ação irá lhe apresentar um novo painel onde você observará os seguintes campos para preenchimento:

Design sem nome (2).png

1. Ano letivo: Ano em que as turmas se encontram.
  2. Unidade: Unidade escolar onde as turmas estão atualmente.
  3. Turmas: Turmas que você precisa replicar.

Após realizar a seleção de todos os campos clique em AVANÇAR.

A próxima tela, irá apresentar campos a serem preenchidos com informações pertinentes ao próximo ano letivo. Os campos são: data de inicio e término da turma, etapa e calendário acadêmico.

Note que tanto a etapa quando calendário acadêmico possuem um menu lateral que permite ao usuário cadastrar as informações diretamente na tela. No campo das etapas, o sistema também permite edições, caso já exista etapa cadastrada.

Design sem nome (3).png

Ainda nessa tela, há duas opções "REPLICAR GRADE DISCIPLINAR" e "REPLICAR HORÁRIO", de forma automática esses campos já vem selecionados.

Sugerimos que não replique o horário de suas turmas, dessa forma, evitará vínculos de aulas e será mais simples a alteração da organização curricular (se for necessário).

Design sem nome (4).png

Por fim, clique em REPLICAR TURMAS

Feito isso, o sistema irá exibir uma tela de confirmação, pressione SIM para finalizar o processo.

O sistema indicará uma mensagem de confirmação e suas turmas serão replicadas.

Design sem nome (5).png

Você poderá visualizá-las na tela das turmas.

Processo finalizado.

Se você prefere ver um vídeo sobre o conteúdo acima, basta assistir a aula abaixo:

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para replicar suas turmas, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄