Vamos aprender a cadastrar turmas no Escolaweb?
Caso prefira, temos a explicação em vídeo no final do artigo! 😉
Para cadastrar novas turmas, acesse SECRETARIA > TURMAS.
Você vai precisar preencher alguns campos para salvar esse cadastro, entenda cada um deles:
- Descrição: escolha um nome para a turma.
- Unidade: selecione a unidade escolar que essa turma vai pertencer.
- Curso e Série/Módulo: marque o curso e, logo abaixo, a série/módulo em que essa turma está relacionada. Clique aqui e saiba como cadastrar um curso →
- Sigla: selecione as siglas já existentes ou crie uma nova sigla para a turma, clicando no ícone de adição, logo à direita.
- Turno: escolha o turno desta turma.
- Início e Término: aqui, você vai informar o período de início e fim da sua turma.
- Nº de vagas: esse campo é opcional, porém, colocando essa informação, o sistema vai te ajudar controlar as vagas disponíveis da turma automaticamente.
- Horário: esse campo também é opcional e, aqui, você deve informar a hora em que a sua turma estará em aula. Por exemplo: de 7h as 12h.
- Turma RPP: Marque SIM apenas se a turma que você está criando é de Recuperação Progressiva Parcial.
- Observação: turmas configuradas como RPP NÃO geram Histórico Escolar.
- Matrícula Online: Você pode usar essa opção caso tenha contratado o serviço de matrícula digital. Marque SIM caso a turma deva aparecer no processo online. Em seguida, escolha o contrato que será impresso no final do processo. Clique aqui e saiba como configurar a matrícula online →
- Calendário Acadêmico: escolha um calendário, que deve ser MAIOR ou IGUAL ao período da turma, para ser listado. Lembrando que eles são cadastrados em Cadastros > Calendário Acadêmico. Clique aqui e saiba como cadastrar o calendário acadêmico →
- Etapas: as etapas nada mais são do que os seus bimestres, trimestres ou semestres. Adicione uma configuração utilizando a botão + do lado direito (setado na imagem abaixo). Após a adição, insira as informações para cadastrar as etapas.
- o período das etapas deve ser MENOR ou IGUAL ao período da turma.
- O campo ORDEM e os demais campos com o asterisco (*) na frente, são obrigatórios para salvar esse cadastro.
Por mais que os campos de VALOR e MÉDIA não sejam obrigatórios, eles influenciam no módulo acadêmico e devem ser preenchidos. Por exemplo, é através desses dois campos que o sistema terá referência para a visualização das notas dos alunos abaixo da média na Planilha de Resultados. Clique aqui e saiba como acessar a Planilha de Resultados →
Caso já tenha criado suas etapas em outra turma, você pode reutilizá-las.
-
- Observação: para que as etapas já existentes sejam listadas neste campo, o seu período deve ser MENOR ou IGUAL ao período de duração da turma.
O calendário e as etapas são essenciais para o lançamento de aulas no portal. Eles trabalharão em conjunto com o cadastro do horário, que veremos logo a seguir.
Clique em SALVAR para finalizar.
Assim que você salvar, a organização curricular será atualizada e você precisará informar os professores de cada disciplina. Sem isso, o sistema não criará os diários. Então, é muito importante que você conclua essa etapa do cadastro da turma.
Perceba que, ao lado da Organização Curricular, tem uma aba chamada Horário. Como dito anteriormente, esse cadastro influenciará no lançamento das aulas. Aqui, você vai informar o início e fim de cada aula, conforme exemplo abaixo:
Clique no espaço em branco: "Clique aqui para adicionar um novo horário e pressione enter para confirmar" para adicionar um novo registro. Pressione ENTER para incluir esse registro.
Por fim, configure alguns Parâmetros, conforme a imagem abaixo:
Esses parâmetros já vêm configurados de acordo com o seu curso. Então, sua turma herdará automaticamente essas informações, não sendo necessário a alteração dessas configurações.
Tudo configurado? Lembre-se de SALVAR!
Se você prefere ver um vídeo sobre o conteúdo acima, basta assistir a aula abaixo:
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para cadastrar suas turmas, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
Comentários (0 comentário)