Como cadastrar uma turma?

Vamos aprender a cadastrar turmas no Escolaweb?

Caso prefira, temos a explicação em vídeo no final do artigo! 😉

 

Para cadastrar novas turmas, acesse SECRETARIA > TURMAS.

Você vai precisar preencher alguns campos para salvar esse cadastro, entenda cada um deles:

  • Descrição: escolha um nome para a turma.
  • Unidade: selecione a unidade escolar que essa turma vai pertencer.
  • Curso e Série/Módulo: marque o curso e, logo abaixo, a série/módulo em que essa turma está relacionada. Clique aqui e saiba como cadastrar um curso →
  • Sigla: selecione as siglas já existentes ou crie uma nova sigla para a turma, clicando no ícone de adição, logo à direita.
  • Turno: escolha o turno desta turma.
  • Início e Término: aqui, você vai informar o período de início e fim da sua turma.
  • Nº de vagas: esse campo é opcional, porém, colocando essa informação, o sistema vai te ajudar controlar as vagas disponíveis da turma automaticamente.
  • Horário: esse campo também é opcional e, aqui, você deve informar a hora em que a sua turma estará em aula. Por exemplo: de 7h as 12h.
  • Turma RPP: Marque SIM apenas se a turma que você está criando é de Recuperação Progressiva Parcial
    • Observação: turmas configuradas como RPP NÃO geram Histórico Escolar. 
  • Matrícula Online: Você pode usar essa opção caso tenha contratado o serviço de matrícula digital. Marque SIM caso a turma deva aparecer no processo online. Em seguida, escolha o contrato que será impresso no final do processo. Clique aqui e saiba como configurar a matrícula online →
  • Calendário Acadêmico: escolha um calendário, que deve ser MAIOR ou IGUAL ao período da turma, para ser listado. Lembrando que eles são cadastrados em Cadastros > Calendário Acadêmico. Clique aqui e saiba como cadastrar o calendário acadêmico →
  • Etapas: as etapas nada mais são do que os seus bimestres, trimestres ou semestres. Adicione uma configuração utilizando a botão + do lado direito (setado na imagem abaixo). Após a adição, insira as informações para cadastrar as etapas. 
    • o período das etapas deve ser MENOR ou IGUAL ao período da turma. 
    • O campo ORDEM e os demais campos com o asterisco (*) na frente, são obrigatórios para salvar esse cadastro. 

Por mais que os campos de VALOR e MÉDIA não sejam obrigatórios, eles influenciam no módulo acadêmico e devem ser preenchidos. Por exemplo, é através desses dois campos que o sistema terá referência para a visualização das notas dos alunos abaixo da média na Planilha de Resultados. Clique aqui e saiba como acessar a Planilha de Resultados →

mceclip0.png

Caso já tenha criado suas etapas em outra turma, você pode reutilizá-las.

    • Observação: para que as etapas já existentes sejam listadas neste campo, o seu período deve ser MENOR ou IGUAL ao período de duração da turma.

425e4480-318f-423c-9d8c-ceee823b583f.png

O calendário e as etapas são essenciais para o lançamento de aulas no portal. Eles trabalharão em conjunto com o cadastro do horário, que veremos logo a seguir.

Clique em SALVAR para finalizar.

 

Assim que você salvar, a organização curricular será atualizada e você precisará informar os professores de cada disciplina. Sem isso, o sistema não criará os diários. Então, é muito importante que você conclua essa etapa do cadastro da turma.

9659f6e7-7e2f-4a78-85e2-be25a35cd912.png

Perceba que, ao lado da Organização Curricular, tem uma aba chamada Horário. Como dito anteriormente, esse cadastro influenciará no lançamento das aulas. Aqui, você vai informar o início e fim de cada aula, conforme exemplo abaixo:

19eabd2c-65bb-421d-8a1a-7a093e88d5db.png

Clique no espaço em branco: "Clique aqui para adicionar um novo horário e pressione enter para confirmar" para adicionar um novo registro. Pressione ENTER para incluir esse registro. 

Por fim, configure alguns Parâmetros, conforme a imagem abaixo:

d78a1b1b-bac1-4417-b303-2c3cf3a3e4f8.png

Esses parâmetros já vêm configurados de acordo com o seu curso. Então, sua turma herdará automaticamente essas informações, não sendo necessário a alteração dessas configurações.

Tudo configurado? Lembre-se de SALVAR!

 

Se você prefere ver um vídeo sobre o conteúdo acima, basta assistir a aula abaixo:

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para cadastrar suas turmas, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 1 de 1
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários (0 comentário)

Por favor, entre para comentar.